O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Terça-feira, 23 de Setembro de 2025
ATACREJO
ATACREJO

Notícias Brasil

Alagoana de 116 anos pode ser a pessoa mais velha do mundo

Joana do Espírito Santo, moradora de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, nasceu em 1909

Alagoana de 116 anos pode ser a pessoa mais velha do mundo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A nordestina Joana do Espírito Santo completou 116 anos em fevereiro de 2025 e pode ser a mulher mais velha do mundo. Moradora de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, ela nasceu em 2 de fevereiro de 1909, em Capela (AL). Se reconhecida oficialmente, ultrapassaria a britânica Ethel Caterhan, que também tem 116 anos, mas nasceu em agosto do mesmo ano e hoje é considerada a recordista mundial pela entidade internacional LongeviQuest e pelo Guinness Book.

O grande obstáculo para o reconhecimento da alagoana é a documentação. A certidão de nascimento de dona Joana foi perdida na enchente de 2010, que destruiu casas e o cartório de Murici, onde estava o registro original. Desde então, a família tem tentado recuperar os documentos, mas sem sucesso, o que dificulta o processo de validação internacional.

UMA VIDA DE MEMÓRIAS E MÚSICA

Apesar da idade impressionante, dona Joana leva uma vida ativa e cheia de lembranças. Cuidadosamente assistida pela filha Maria de Lourdes, ela mantém saúde estável, acompanhada semanalmente pelo programa municipal Melhor em Casa, que oferece visitas médicas, medicamentos e fraldas.

Publicidade

Leia Também:

Conhecida pelo bom humor, gosta de virar a noite cantando e só acorda perto do meio-dia. Dona Joana se orgulha da família numerosa: já são cerca de 50 netos e bisnetos. “O dia do meu casamento foi muito feliz. Foram três dias de festa. Dancei tanto que cai", disserem entrevista ao G1 Alagoas.

Também guarda lembranças de encontros históricos: afirma que Luiz Gonzaga tocou em seu casamento e relembra com detalhes o dia em que viu Lampião, “todo enfeitado, com o chapéu brilhando”, entrando em sua casa.

“Ele só andava todo enfeitado. O chapéu chega brilhava. Eu estava debaixo da cama [escondida]. Aí ele [Lampião] descobriu a panela que estava em cima do fogão e disse assim 'Mas rapaz, que carne cheirosa. Que canequinho mais brilhoso. Minha filha fique aí [debaixo da cama], que eu vou apanhar o feijão”, relembrou.

Enquanto o reconhecimento oficial não vem, a família celebra a longevidade e a vitalidade da alagoana, que pode estar prestes a entrar para a história como a mulher mais velha do mundo.

 

FONTE/CRÉDITOS: Diário do Nordeste
Comentários:
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
tec
tec

Veja também

UNIFIC
UNIFIC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !