Iguatu.net - Portal de Notícias oficial de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Notícias Brasil

Brasil confirma 16 casos de hepatite misteriosa

Causa da doença permanece desconhecida

Brasil confirma 16 casos de hepatite misteriosa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Saúde monitora 16 casos de hepatite aguda grave em crianças de seis estados brasileiros. 

A pasta investiga se eles têm relação com o misterioso surto de inflamação do fígado que atinge mais de 230 crianças de todo o mundo. A causa exata da doença permanece desconhecida.

São Paulo tinha seis registros até a noite dessa segunda-feira (10). Os outros casos são no Rio de Janeiro (5), Paraná (2), Espírito Santo (1), em Santa Catarina (1) e Pernambuco (1).

A doença preocupa os profissionais da saúde pela agressividade: cerca de 10% dos pacientes com esse tipo de hepatite precisam de um transplante de fígado.

A orientação é de que os profissionais da saúde notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito para investigação.

Sintomas como diarreia ou vômito e sinais de icterícia, condição que deixa a pele e a parte branca dos olhos amareladas, devem ser monitorados. Nesses casos, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) recomenda tomar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Esse cuidado também serve para evitar a transmissão de adenovírus, apontado como a hipótese mais provável para causa da hepatite misteriosa.

FONTE/CRÉDITOS: Band
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !