A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou, nessa quinta-feira (6), um transporte múltiplo de órgãos no Rio Grande do Sul. A aeronave Fênix 03 foi acionada pela Operação Taquari II, coordenada pelo Ministério da Defesa, para auxiliar em ações médicas no Rio Grande do Sul.
A equipe fazia o patrulhamento aéreo preventivo policial na região, quando foi acionada para cumprir a missão de transporte múltiplo de órgãos. A captação de um coração, um fígado e dois rins foi feita no Hospital das Clínicas de Passo Fundo e direcionados para a cidade de Canoas.
A aeronave da Ciopaer transportou os órgãos da Base Aérea de Canoas até o heliponto da Academia de Bombeiros Militar de Porto Alegre, em um voo que durou aproximadamente 15 minutos. De lá, os órgãos foram transportados, por terra, para o Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
Solidariedade
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Ciopaer, enviou, no último dia 7 de maio, uma equipe para atuar em ações no Rio Grande do Sul. Os profissionais foram a bordo da aeronave Fênix 03, que tem capacidade para seis tripulantes e autonomia para cerca de três horas de voo.
Comentários: