O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Notícias Brasil

Enchentes deixam casas debaixo d'água em cidade de Santa Catarina

Laurentino tem 199 pessoas em dois abrigos, abertos desde 4 de outubro. Desde o início do mês, dois morreram e um bebê ficou ferido durante chuvas no estado.

Enchentes deixam casas debaixo d'água em cidade de Santa Catarina
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com as fortes chuvas que atingem Santa Catarina, o nível da água nas ruas chega quase ao telhados das casas em Laurentino, no Vale do Itajaí, na tarde desta quinta-feira (12). Segundo a prefeitura, 199 pessoas estão em dois abrigos e outras 700 estão desalojadas. Além de Laurentino, outras cidades, como Rio do Sul, também estão com alagamentos.

Desde 3 de outubro, o estado registra estragos com as fortes chuvas. Até 12h44 desta quinta, 139 municípios tiveram danos e 111 decretaram situação de emergência, segundo o governo do estado.

Alagamentos em Laurentino

O município tem abrigos abertos desde 4 de outubro, conforme a prefeitura. O nível do Rio Itajaí do Oeste é monitorado. A prefeitura informou que o nível de segurança é de 13 metros e, na terça, ele atingiu 12,15 metros. Na quarta (11), ele chegou a baixar, porém voltou a subir nesta quinta.

Foram 125 milímetros de chuva de 18h de quarta às 14h desta quinta. A média histórica para todo o mês de outubro é de até 150 milímetros, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

Laurentino teve queda de barreiras e danos em ruas, lojas e pontes. A prefeitura acredita que ainda demore dias até que as pessoas possam voltar para as próprias casas. Estragos nas residências também podem comprometer o retorno dos moradores.

As localidades mais atingidas foram Margem Esquerda, Rua Narciso Fachini, parte do Centro, Baixo Amuado e Rua Prefeito José Tambosi.

O município também registrou falta de água por dois dias, de acordo com a prefeitura. A situação melhorou nesta quinta, mas ainda há residências com desabastecimento.

Além dos prejuízos na área urbana, também houve danos na agricultura, com perda de lavouras e na produção de leite.

Outras cidades do Vale do Itajaí

Em Rio do Sul, choveu de madrugada e pela manhã desta quinta. Vinte bairros foram afetados e o nível do rio Itajaí-Açu voltou a subir. A cidade tem quase 12 mil desalojados.

Em Rio do Oeste, equipes precisaram usar barco para ajudar no transporte de moradores. Mais de 300 pessoas precisaram sair de casa.

Blumenau voltou a ficar em alerta para possíveis enchentes desde a manhã desta quinta, quando o nível do Rio Itajaí-Açu passou dos 8 metros. A Oktoberfest foi suspensa preventivamente em função da chuva.

 

FONTE/CRÉDITOS: g1
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !