O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Segunda-feira, 20 de Abril de 2026
Loading...

TV Centro Sul Ao vivo

ATACREJO
ATACREJO

Notícias Ceará

Governo suspende produção de Coca-Cola em fábrica de Maracanaú, no Ceará

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, medida foi tomada de forma preventiva para apuração de vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção

Governo suspende produção de Coca-Cola em fábrica de Maracanaú, no Ceará
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu temporariamente na terça-feira (3) a produção e envase na fábrica da Solar, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. A empresa é responsável pela produção, entre outras bebidas, do refrigerante Coca-Cola.

Segundo nota da Pasta, “a medida foi tomada de forma preventiva para apuração de um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção”.

Em nota, a Solar informou que está “conduzindo testes rigorosos para comprovar a total segurança dos produtos”. “Estamos empenhados em retomar as atividades o mais rápido possível. As licenças de funcionamento da unidade permanecem válidas e atuais, com práticas sendo auditadas continuamente, tanto internamente quanto externamente”.

Leia Também:

“A Solar segue rigorosos protocolos de controle sanitário e de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões internacionais de produção, segurança alimentar em todas as etapas”, reforça a Solar.

POSSÍVEL FALHA NA PRODUÇÃO

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (4), o ministro Carlos Fávaro afirmou que a empresa já iniciou a busca da possível falha na produção e o material contaminante se trata de etanol alimentício, usado no processo de resfriamento.

“Essa possível contaminação não é com material que não seja alimentício”, disse. “Não queremos que tenha nenhum alarde na população brasileira”.

“A expectativa é que ainda hoje esse processo finalize e todo ele corrigido, se isso ocorrer ainda hoje, o Ministério autoriza a companhia hoje a voltar a produzir refrigerante”, disse o ministro.

A suspensão ocorreu após a fiscalização do Mapa constatar que houve contato entre os produtos feitos na fábrica e o líquido usado no sistema de resfriamento. Segundo o órgão, o líquido que teria entrado em contato com os produtos contém “álcool de grau alimentício que não oferece risco elevado à saúde e não inclui substâncias tóxicas”.

Aproximadamente 9 milhões de litros do produto possivelmente contaminado aguardam análise laboratorial. “A medida visa garantir que todos os itens estejam plenamente adequados para o consumo antes de serem comercializados”.

“A suspensão das atividades será mantida apenas até que a empresa conclua as correções necessárias, já em andamento, e comprove a eliminação de qualquer risco à segurança do processo, podendo ocorrer ainda nesta quarta-feira (4)”, diz a nota do Mapa.

NENHUM RISCO À POPULAÇÃO

Todo o estoque de bebidas que estava em produção no momento que a falha foi identificada está armazenado na fábrica e não foi liberado para comercialização.

Amostras do estoque estão sendo analisadas em laboratório para verificar presença ou não do etanol alimentício. Laudo deve sair em até cinco dias.

Carlos Fávaro ressaltou que não há qualquer risco à população. A presença do etanol alimentício tornaria a bebida alcoólica

“A produção está no estoque da companhia e o Ministério já coletou as amostras de todo o estoque. Não havendo nenhum tipo de contaminação, será liberada a comercialização”, disse o titular.

A produção deve ser retomada quando a manutenção no sistema de resfriamento for concluída. Já a produção que pode ter sido afetada será liberada para comercialização se for comprovado que não houve contaminação do etanol. 

VEJA NOTA DA SOLAR

A Solar informa que a unidade de Maracanaú (CE) interrompeu temporariamente suas operações em consonância com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa pausa foi realizada preventivamente, e estamos atualmente conduzindo testes rigorosos para comprovar a total segurança de nossos produtos. Estamos empenhados em retomar as atividades o mais rápido possível. As licenças de funcionamento da unidade permanecem válidas e atuais, com práticas sendo auditadas continuamente, tanto internamente quanto externamente. A unidade é certificada pela ISO 9001 de gestão da qualidade e pela FSSC 22000 de segurança de alimentos. A Solar segue rigorosos protocolos de controle sanitário e de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões internacionais de produção, segurança alimentar em todas as etapas. Reforçamos o compromisso e diálogo com as autoridades e reiteramos que nossos produtos são 100% seguros, sem qualquer risco para os consumidores. Todas as demais operações de Solar seguem funcionando normalmente.

 

FONTE/CRÉDITOS: Diário do Nordeste
Comentários:
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Iguatu.net no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Loading...
UNIFIC
UNIFIC

Veja também

tec
tec

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !