O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou, nesta quarta-feira (23), o alerta de onda de calor e a baixa umidade em 117 cidades do Ceará (veja lista abaixo). O aviso vale até o fim da segunda-feira (28). Apenas cidades localizadas na faixa litorânea e algumas da Região Norte e Vale do Jaguaribe estão fora da lista.
O grau de severidade do alerta é da cor amarela, que significa perigo potencial, o primeiro nível numa escala de três. Nesse tipo de alerta há um leve risco à saúde.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e deve-se beber muita água, para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.
O município de Barro, localizado na macrorregião do Cariri, registrou, na tarde desta quinta-feira (24), o maior pico de temperatura do Ceará neste mês até o momento: 38,6 °
Os índices inferiores a 30% de umidade relativa não são adequados para a saúde humana, já que podem ocasionar desidratação.
Cuidados recomendados à população:
- Beber bastante líquidos;
- Evitar atividades físicas nas horas mais secas do dia (principalmente, na parte da tarde);
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Barro atinge maior temperatura em agosto
O município de Barro, localizado na macrorregião do Cariri, registrou, na tarde desta quinta-feira (24), o maior pico de temperatura do Ceará neste mês até o momento: 38,6 °C.
Até então, o recorde mensal havia sido em Jaguaribe, no último dia 6. Na ocasião, 38,4 ºC.
Ainda de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as altas temperaturas são comuns para o período. Conforme órgão, com a escassez de chuvas e o céu mais claro, há uma maior incidência da radiação solar, deixando a atmosfera mais aquecida.
Cidades cearenses atingidas pela onda de calor:
FONTE/CRÉDITOS: g1
Comentários: