A UniFIC e o Fórum Permanente de Sustentabilidade do Centro-Sul do Ceará realizaram a III Semana de Responsabilidade Social, de 15 a 19 de maio, com o tema: Vulnerabilidades Sociais.
O evento iniciou com um audiência pública - abordando o tema a educação e as vulnerabilidades sociais. Participaram, dirigentes municipais de educação do Centro-Sul, finalistas do prêmio Luz para Educação - Lad 2023 da Rede Globo, autoridades, docentes, discentes e sociedade civil. Após o encontro, todos assinaram uma Carta de Intenção com estratégias de combates as vulnerabilidades sociais.
Todo evento representou um protagonismo na busca por transformação da sociedade por meio de ativos, processos e pessoas engajadas com sua missão no mundo. Foram quatro dias de programação com palestras, ações em serviço, mesa renda e outras atividades.
“A Semana de Responsabilidade Social aconteceu para despertar em nossos alunos uma melhor compreensão de ações sociais que vem sendo desenvolvidas em nossa faculdade, visando sempre contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável”, destacou a diretora da unidade de ensino, Sandra Belchior .
“O momento difícil que estamos passando fortalece o debate e também ações concretas que devem ser realizadas por cada um de nós, pessoas e instituições. As pessoas em vulnerabilidade social tem pressa, esta foi a mensagem que enviamos para todo Iguatu e o Centro Sul”, ressaltou.
Destaque para ações com a presença do HEMOCE, fazendo a coleta de sangue, com campanha Doe Sangue, Doe Vida! E a campanha Fluxo do Amor - com arrecadação de absorventes para distribuição a meninas do ensino fundamental em vulnerabilidade social.
Também aconteceram palestras sobre pensão alimentícia e – e-commerce; Testagem de glicemia capilar e orientações de prevenção da diabetes;
Mesa Redonda Multiprofissional sobre a importância da atividade física para mulheres atletas de alto rendimento, palestras sobre Adoção de animais e “Leishmaniose Canina” .
A responsabilidade social diz respeito às atitudes e ações que instituições adotam, de forma voluntária, que buscam promover o bem-estar social. Uma organização socialmente responsável é aquela que possui uma forma de gestão ética e transparente colocando em prática projetos voltados para o benefício da sociedade. A UNIFIC dá este exemplo.
Comentários: