Aguarde, carregando...

Terça-feira, 13 de Outubro 2026

TV Centro Sul Ao vivo

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
UNIFIC
UNIFIC
Notícias Ceará

Luzes do 'Starlink' chamam atenção de moradores do interior do Ceará

As luzes vistas são de satélites artificiais que formam a 'Starlink', que já estão na órbita da Terra desde 2019

Luzes do 'Starlink' chamam atenção de moradores do interior do Ceará
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

Moradores de cidades do Ceará ficaram impressionados com luzes vistas no céu nesta quarta-feira (5). As luzes, em sequência e em baixa altitude, levantaram a dúvida sobre o que seriam aqueles objetos não identificados.

Um dos registros enviados a reportagem são de moradores de Ipueiras e Boa Viagem, na Região da Ibiapaba e Centro-Sul.

Na verdade, as luzes vistas são de satélites artificiais que formam a "Starlink", em órbita da Terra desde 2019. Devido às boas condições meteorológicas, eles podem ser vistos pelos cearenses. O projeto pretende levar internet rápida e de qualidade para todo o planeta via satélite.

Leia Também:

Mas eles podem ser vistos novamente de tempos em tempos. Há uma ferramenta onde é possível saber quando os satélites Starlink estarão visíveis novamente. A plataforma "Find Starlink" mostra os dias e horários onde eles estarão visíveis conforme a região do planeta.

Starlink opera em órbita baixa — Foto: Pesquisa BBC

Starlink opera em órbita baixa — Foto: Pesquisa BBC

O que é o Starlink

O projeto Starlink foi idealizado em 2015 pelo empresário Elon Musk e é administrado pela empresa aeroespacial SpaceX. Objetivo é fornecer cobertura global de internet para todo o mundo, especialmente para as regiões que possuem fraca conectividade por banda larga.

Para isso, o programa pretende usar uma rede de milhares de satélites, formando uma constelação de pelo menos 12 mil unidades em órbita. O programa teve autorização da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC) para começar a operar em 2018.

Os primeiros satélites foram colocados em órbita em 2019. Atualmente já são mais de mil satélites no espaço.

'Constelação' de satélites ocupará órbita terrestre baixa e ficará bem mais próxima da Terra que os satélites geoestacionários — Foto: Kayan Albertin/g1

FONTE/CRÉDITOS: g1
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Iguatu.net no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Loading...
tec
tec

Veja também

ATACREJO
ATACREJO

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Iguatu.net
Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR