O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Sabado, 09 de Maio de 2026
Loading...

TV Centro Sul Ao vivo

ATACREJO
ATACREJO

Notícias Centro Sul

Marcos Sobreira propõe a criação da Macrorregião de Saúde Centro-Sul/Vale do Salgado

A notícia foi destaque no programa A Voz do Centro Sul

Marcos Sobreira propõe a criação da Macrorregião de Saúde Centro-Sul/Vale do Salgado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O deputado Marcos Sobreira (PSB) anunciou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta quarta-feira (18/06), o envio de ofício para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em que propõe a criação da 6ª Macrorregião de Saúde Centro-Sul/Vale do Salgado e da Central de Regulação Centro-Sul/Vale do Salgado. 

Segundo o parlamentar, hoje a Macrorregião de Saúde do Cariri é composta por 45 municípios e atende a uma população de aproximadamente 1.447.709 habitantes. “Apesar do objetivo de otimizar a organização dos serviços e ampliar o acesso à saúde, a divisão atual gera desafios significativos. Um dos principais problemas é a sobrecarga dos serviços especializados, ocasionando um volume excessivo de encaminhamentos, principalmente para a atenção secundária e terciária”, explicou.

Como alternativa para solucionar esses problemas, o parlamentar propõe a criação da 6ª Macrorregião de Saúde Centro-Sul/Vale do Salgado, a ser composta pelos seguintes municípios: Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari, Várzea Alegre, Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Deputado Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro.

Leia Também:

“Essa nova macrorregião representará um avanço significativo para o atendimento aos usuários do SUS, contribuindo para reduzir deslocamentos, minimizar o sofrimento pela espera de procedimentos e promover o desenvolvimento econômico da região. Ao diminuir o número de municípios abrangidos pela atual Macrorregião do Cariri, essa poderá desempenhar suas funções com maior qualidade e atenção aos usuários, tanto moradores quanto visitantes”, defendeu o deputado. 

 Ainda no ofício, ele sugere a implantação de uma Central de Regulação própria, visto que a Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado é responsável por organizar o acesso da população a consultas especializadas, exames e internações. “Quase 500 mil habitantes da região Centro-Sul sonham em ter um hospital para chamar de seu, e queremos somar forças para que esse serviço seja cada vez mais fortalecido e de qualidade”, declarou Marcos Sobreira.  

Por fim, o parlamentar convidou a população da região Centro-Sul para o evento Acopiara Junina, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Polo de Lazer do município. “Uma programação de três dias, com shows, gastronomia, apresentação de quadrilhas, feira de artesanato promovida pela Prefeitura de Acopiara, que vem resgatando seu progresso e valorizando a cultura”, destacou. 

Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) parabenizou o colega deputado pela iniciativa. “Sou do Cedro e sei da falta que sempre fez uma rede de saúde naquela região. O governador Elmano olha para todo o Estado e consolida um sonho para toda a população, com investimento prioritário na descentralização da saúde, levando dignidade a todos”, enalteceu. 

Comentários:
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Iguatu.net no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Loading...
UNIFIC
UNIFIC

Veja também

tec
tec

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !