Uma megaoperação contra membros do Comando Vermelho no Ceará cumpriu 94 mandados de prisão em 14 municípios cearenses até as 7h desta quinta-feira (17). Deste total, 62 suspeitos já estavam no sistema prisional e 32 em liberdade. Os alvos são suspeitos de crimes como homicídio, extorsões, roubos e tráfico de drogas. Armas e drogas foram apreendidas.
Batizada de Impacto X, a operação também cumpre bloqueio de bens e contas bancárias dos suspeitos. Ao todo, foram bloqueados R$ 73 milhões dos criminosos, de acordo com o delegado geral da PC, Márcio Gutierrez. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
"A gente está mirando integrantes dessa facção criminosa. Essa investigação começou em 2024, então nós temos aproximadamente um ano e meio de investigação. Nesse período, prisões foram sendo realizadas dentro dessas diligências. Então, nós chegamos ao montante de 147 alvos, 147 membros integrantes dessa organização criminosa, que tinham ali comprovação de participação dessas atividades criminosas da facção", comentou Gutierrez.
As cidades cearenses são:
- Fortaleza
- Pacatuba
- Maracanaú
- Caucaia
- Aquiraz
- Paracuru
- Cascavel
- Umirim
- Itarema
- Baturité
- Tauá
- Quixadá
- Morada Nova
- Juazeiro do Norte
Conforme a polícia, mais mandados de prisão devem ser cumpridos ao longo do dia. Todos os detidos desta quinta-feira (17) são maiores de idade. "São criminosos perigosos, criminosos violentos, que efetivamente tiram a paz e a tranquilidade da nossa população e cometem crimes graves como homicídios, extorsões, roubos, tráfico de drogas. As piores práticas", pontuou o delegado.
Cerca de 350 policiais civis estão empregados na operação. As buscas estão sendo realizadas nos imóveis vinculados à facção criminosa.
Ainda conforme a Polícia Civil, foram bloqueados R$ 73 milhões dos envolvidos na facção.
Comentários: