O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Loading...

TV Centro Sul Ao vivo

Notícias Brasil

Mulher atacada por sagui contrai raiva humana em Pernambuco

Paciente apresentou quadro neurológico grave de agitação, além de insuficiência respiratória e dormência

Mulher atacada por sagui contrai raiva humana em Pernambuco
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma mulher de 56 anos contraiu raiva humana após ser atacada por um sagui em Pernambuco. Este é o primeiro caso da doença registrado em 8 anos no Estado. A informação foi confirmada nessa quinta-feira (9) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A paciente foi mordida pelo animal no dia 28 de novembro. Ela apresentou uma lesão na mão esquerda e foi atendida no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, no Centro do Recife, no dia 31 de dezembro de 2024.

A Secretaria de Saúde informou que a mulher passou um quadro de dormência que se estendeu para o tórax enquanto estava internada. Entre outros sintomas, estão dores e fraqueza. No dia 2 de janeiro deste ano, ela teve piora significativa e foi intubada.

Segundo a Universidade de Pernambuco (UPE), a mulher também apresentou quadro neurológico grave de agitação, além de insuficiência respiratória. Ela está sob sedação profunda e não tem sinais de infecção bacteriana secundária.

"A paciente continua sendo monitorada pela equipe médica acerca de possíveis complicações da doença, seguindo com o tratamento e observando caso apareça algum aumento significativo dessas dificuldades", informou o órgão.

COMO A RAIVA HUMANA É TRANSMITIDA

A raiva é transmitida a seres humanos pela saliva de animais domésticos ou silvestres infectados, após mordida, arranhão ou lambida. Cães, gatos, saguis, raposas e morcegos são os transmissores mais comuns.

É uma doença de alta letalidade, causada por um vírus que, em geral, migra para o sistema nervoso central e causa inflamação no cérebro, como frisa o Ministério da Saúde.

SINAIS E SINTOMAS DA RAIVA HUMANA

Entre as manifestações da doença em pessoas que a contraem, estão:

  • Dificuldade de engolir (alimento, água ou saliva); 
  • Sensibilidade à luz (fotofobia); 
  • Tremores involuntários; 
  • Salivação excessiva. Em animais domésticos, como cães e gatos, também ocorre salivação em excesso associada à agressividade ou à mudança comportamental.

Já em animais domésticos, como gatos e cachorros, o vírus causa agressividade ou mudança comportamental, associada também à salivação excessiva.

 
FONTE/CRÉDITOS: Diário do Nordeste
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !