Na manhã desta segunda-feira (23), deu-se início a operação da coleta de lixo pela nova equipe responsável. O repórter Alex Santana esteve no local, presenciando a saída dos maquinários. Na apresentação se encontrava também o prefeito de Iguatu, Ronald Bezerra ao lado de secretários, vereadores e algumas lideranças políticas.
Ronald falou sobre a empresa Nova Hidrolândia que está à frente dessa coleta emergencial e das expectativas de se resolver a questão do lixo na cidade.
“A empresa Nova Hidrolândia nesses últimos três dias adiantou e muito a coleta de lixo em nossa cidade, e esperamos que amanhã tenhamos a certeza que 100% do problema do lixo em Iguatu, esteja resolvido.”
Ronald ainda falou sobre a qualidade e importância que a empresa está oferecendo: “É uma empresa que está fazendo esse trabalho emergencial, porém com um preço bem inferior e com uma estrutura bem maior que a empresa anterior. Pedimos a paciência do povo nesses dois dias, para que possamos completar todo o problema da coleta de lixo.”
O maquinário que estará operando na cidade é extenso. Perguntado sobre, o gestor explicou: “estamos com uma tropa de seis compactadores, três caminhões caçamba, sete motoristas e mais de trinta coletores.” o Prefeito ainda expôs que será criado um departamento dentro da secretaria de infraestrutura, para ouvir sugestões e reclamações feitas pela população.
O repórter Alex Santana perguntou sobre os trabalhadores, se seriam novos, ou a empresa teria aproveitado alguns profissionais da lipeza pública que tiveram contratos rescindidos com a antiga empresa.
“Com certeza, alguns que tiveram seus contratos rescindidos na empresa anterior, foram aproveitados. Estamos com esse problema da dívida da antiga empresa com os garis, mas estamos procurando soluções para quitarmos com os trabalhadores. Porém, enquanto a empresa não fornecer as certidões necessárias para a quitação do débito que a prefeitura tem com eles, não podemos fazer nada. Mas estamos procurando esse meio, para que junto com a câmara de vereadores, a gente resolva essa problemática.”
Alex Santana perguntou sobre a veracidade de uma imagem de um documento que circulou nas redes sociais durante o final de semana, vinda do Tribunal de Contas do Estado, que alega uma dívida de 64 milhões de reais.
“Ainda não chegou até mim e tive o conhecimento através da imprensa, mas creio que logo estará chegando até a prefeitura de Iguatu. É um caso bastante sério, uma dívida imensa que pode comprometer o nosso planejamento e o nosso orçamento. Seguiremos a orientação da procuradoria do município e também do Tribunal de Contas do Estado.”
Ronald ainda explicou como fica o município se esse documento for verídico: “É praticamente inviável. Uma dívida que supera a casa de 63 milhões de reais segundo esse documento. Nós não temos a mínima condição de imediato de fazer qualquer tipo de negociação ou parcelamento, pois já estamos com nosso orçamento bastante comprometido, pois estávamos até semana passada com o bloqueio de FPM, pela problemática de 2016.”
Comentários: