Iguatu.net - Portal de Notícias oficial de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Notícias Brasil

Regularização do título de eleitor termina em uma semana. Confira

Tá chegando ao fim, atenção !

Regularização do título de eleitor termina em uma semana. Confira
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prazo para regularizar o título de eleitor se encerra dentro de exatamente uma semana, no dia 4 de maio. Quem deseja emitir, transferir, regularizar ou incluir o nome social no documento deve fazer a alteração pelo sistema Título Net, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas últimas semanas, o TSE tem realizado campanhas nas redes sociais para incentivar a regularização do título — especialmente entre jovens de 16 a 18 anos de idade.

Dados do TSE apontarem que fevereiro de 2022 foi o mês com menor número de jovens de 16 e 17 anos com o título de eleitor em mãos desde a redemocratização do país, em 1988. Foram cerca de 834 mil pessoas.

Como regularizar o título?

O registro e as alterações no título de eleitor devem ser realizados no sistema Título Net, do TSE, por meio deste link. Para votar no pleito de 2022, é necessário ter ao menos 16 anos de idade até a data do primeiro turno, 2 de outubro.

Antes de acessar o Título Net, é preciso separar documentos oficiais. Tire foto ou digitalize imagens de: comprovante de residência atualizado, documento de identificação oficial com foto, certificado de quitação do serviço militar (para homens entre 18 a 45 anos de idade).

Você também precisará de uma foto selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto. Todos os arquivos devem ter até 10 MB, nos formatos PNG, PDF ou JPG.

  • Emissão de título de eleitor

Acesse o sistema Título Net e vá até a aba “Título de eleitor”. Depois, selecione a opção “Não tenho”. Preencha os campos com as informações solicitadas e anexe as fotos. Aguarde a análise do requerimento pela Justiça Eleitoral. É possível acompanhar a situação por meio deste link.

  • Regularização de título cancelado ou suspenso

Para conferir a situação do título, basta acessar o portal do TSE e escolher a opção “Consulte a Situação do Título Eleitoral”. Se o cidadão não souber a numeração do documento, é possível consultar por meio deste link.

Se o título estiver irregular, é preciso escolher a opção “Regularize seu Título Eleitoral Cancelado ou Suspenso”. Na próxima tela, o sistema mostrará a alternativa de quitar débitos de turnos em que a falta não foi justificada. O valor é de R$ 3,50 por turno.

Para finalizar a regularização, também será necessário enviar dados pessoais e anexar documentos de identificação.

 
  • Alterar local de votação

Para alterar o domicílio eleitoral, escolha a opção “Troque seu local de votação” na página Título Net. O sistema pedirá o número do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe do cidadão (caso conste em documento oficial).

É necessário residir a pelo menos 3 meses no novo município e ter um ano de cadastro como eleitor no TSE ou desde a última transferência do documento. Caso o cidadão more fora do Brasil, o pedido deve ser feito no consulado ou na embaixada brasileira no país.

FONTE/CRÉDITOS: Metropóles
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !