O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Loading...

TV Centro Sul Ao vivo

Notícias Ceará

SSPDS lança o “E-Denúncias”, site do Disque-Denúncias

Nova ferramenta facilita o envio sigiloso de informações por celular, tablet ou computador

SSPDS lança o “E-Denúncias”, site do Disque-Denúncias
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ferramenta consolidada no Ceará, o Disque-Denúncia lança, a partir desta quarta-feira (12), o “E-Denúncias”. O site facilitará o envio de informações sigilosas por meio de celular, tablet ou computador. As informações podem auxiliar nas investigações e capturas realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). As informações encaminhadas pelo endereço eletrônico preservam o anonimato da fonte, como também já acontece no telefone e WhatsApp. 

De acordo com o coordenador de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel, “a finalidade é ser mais um canal de comunicação com a população para recebimento de denúncias anônimas”. O coordenador lembra que o uso do Disque-Denúncia está em crescimento no Ceará e destaca que o E-Denúncias será mais um facilitador, uma vez que o denunciante poderá utilizar vários dispositivos. “O cidadão pode utilizar o próprio celular, por exemplo, para acessar o site e enviar as informações. É bem mais prático e o cidadão, certamente, se sentirá cada vez mais seguro no sigilo e no cuidado com que suas denúncias são recebidas e tratadas”, explica. 

Na página inicial, o usuário do site tem 15 tipificações criminais pré-cadastradas, como homicídios, violência contra a mulher, procurados e foragidos, corrupção e outros. Além disso, ainda existe um campo para denúncias relacionadas a crimes que não foram listadas no site. 

No “E-Denúncias”, o usuário informa se o crime aconteceu no momento do registro no site ou se aconteceu anteriormente. Caso seja a primeira situação, ele é orientado a ligar para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), que encaminha uma viatura. Se a data do crime for anterior, surge uma aba para o registro. O usuário da ferramenta vai escrever um resumo da situação, informando a data, endereço e outras informações, sem a necessidade de auto identificação. É possível anexar documentos que auxiliem os trabalhos policiais. 

Podem ser feitas várias denúncias e  cada uma é tratada de forma independente. Ao receber as informações, o Disque-Denúncia faz uma análise preliminar e encaminha o levantamento para as Forças de Segurança desenvolverem ações e operações. 

Outros meios

Além do site, também é possível repassar informações por meio de mensagem, áudio, vídeo e fotografia pelos números 181 ou (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. Todas as denúncias são checadas e um trabalho integrado de inteligência é iniciado.  As ferramentas funcionam 24 horas e são um canal seguro e anônimo pelo qual a sociedade pode contribuir para os trabalhos policiais em todo o Ceará.

Balanço

O Disque-Denúncia teve aumento de 46% nas denúncias recebidas entre janeiro e abril de 2024. O serviço recebeu 4.026 chamadas no período. Nos cinco primeiros meses de 2023, foram recebidas 2.761 denúncias. O serviço se mantém relevante e consolidando seu crescimento desde 2023, quando encerrou o ano com um aumento de 27,9% no número de denúncias, passando de 5.569, em 2022, para 7.127 denúncias.

Serviço

Disque-Denúncias 181

https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/

FONTE/CRÉDITOS: SSPDS
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !