O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2025
UNIFIC
UNIFIC

Notícias Brasil

STF forma maioria para manter prisão preventiva de Bolsonaro; placar é de 3 a 0

Com três votos a favor, a Primeira Turma confirma a detenção do ex-presidente.

STF forma maioria para manter prisão preventiva de Bolsonaro; placar é de 3 a 0
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (24), em julgamento no plenário virtual. 

No início da sessão, o relator, ministro Alexandre de Moraes, apresentou voto favorável à manutenção da detenção, sendo seguido por Flávio Dino, que também votou a favor. 

 

Publicidade

Leia Também:

A maioria foi atingida às 10h27, quando Cristiano Zanin seguiu o entendimento dos demais colegas e votou pela manutenção da prisão do antigo chefe de Estado. 

Agora, falta somente a ministra Carmem Lúcia. No entanto, como a decisão é tomada a partir de maioria simples, mesmo que a magistrada vote contra, o resultado não muda.  

Com o placar, o colegiado decidiu referendar a decisão individual de Moraes,

que reverteu a prisão domiciliar de Bolsonaro em preventiva, no último sábado (22), após investigadores identificarem indícios de fuga, após ele violar a tornozeleira eletrônica que usava. 

Desde então, o ex-presidente é mantido em uma sala de Estado na Superintendência da Polícia Federal (PL) em Brasília, onde já recebeu visitas da esposa Michelle Bolsonaro e de membros da sua equipe médica. 

COMO VOTOU ALEXANDRE DE MORAES

Ao votar, o ministro citou elementos reunidos durante a audiência de custódia realizada no domingo (23). Na ocasião, Bolsonaro confessou ter tentado retirar o dispositivo de monitoramento devido a um suposto surto provocado por medicamentos, e negou qualquer intenção de fugir.

No entanto, para Moraes, o relato reforçou o descumprimento das medidas impostas, e destacou que o ex-presidente "novamente confessou que inutilizou a tornozeleira eletrônica, cometendo falta grave, com ostensivo descumprimento da medida cautelar e patente desrespeito à Justiça".

 

Com base nesses fatos, o ministro avaliou que estavam presentes os requisitos para a manutenção da prisão preventiva.
 

COMO VOTOU FLAVIO DINO

O ministro Flávio Dino acompanhou o relator e se manifestou pela manutenção da prisão preventiva.

No voto, afirmou que estão presentes todos os requisitos legais para a prisão preventiva, incluindo risco concreto à ordem pública, ameaça à aplicação da lei penal e violação das medidas cautelares impostas pela Justiça.

Para o magistrado, a tentativa de destruir a tornozeleira eletrônica constitui “falta grave” e demonstra o descumprimento deliberado das regras fixadas pelo STF.

 

Segundo Dino, a violação do monitoramento eletrônico não somente eleva o risco de evasão, como revela flagrante afronta às medidas cautelares impostas pelo Poder Judiciário.

 

O ministro também destacou que a convocação de manifestações nas imediações da casa de Bolsonaro, feita pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), representava risco real de desordem, especialmente por ocorrer em uma área residencial densamente habitada.

 

 
Assim, a realização de evento dessa natureza, em tal contexto urbano, configuraria risco evidente à ordem pública, expondo moradores e propriedades privadas a potenciais danos e situações de perigo iminente
Flávio Dino
Ministro do STF

 

Até o momento, o STF ainda não divulgou a íntegra do voto do ministro Cristiano Zanin. 

FONTE/CRÉDITOS: Diário do Nordeste
Comentários:
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
ATACREJO
ATACREJO

Veja também

tec
tec

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !