O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Notícias Iguatu

UNIFIC realiza em Iguatu o Congresso nacional de educação, ciências jurídicas, saúde e inovação

A UniFIC sempre está na vanguarda dos grandes acontecimentos educacionais

UNIFIC realiza em Iguatu o Congresso nacional de educação, ciências jurídicas, saúde e inovação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O V CONEJUS - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS JURÍDICAS, SAÚDE E INOVAÇÃO, em seu último dia de programação, se consolida como plataforma capaz de possibilitar a apropriação da informação e do conhecimento do mundo global aos seus participantes. Do grito do Ipiranga ao Metaverso as várias áreas do conhecimento apresentaram seus marcos, os quais, de forma de forma didática e interativa atraíram mais de mil congressistas, lotando os painéis disponíveis com expressivo engajamento.

Na programação diurna, destacou-se as apresentações de trabalhos científicos: resumos simples e expandidos. De acordo com o coordenador de Pesquisa e Extensão da IES, Prof. Dr. Rodolfo Rodrigo de Almeida Lacerda, as produções representaram as relações fortalecidas entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento. Discentes e docentes de diferentes áreas uniram-se na produção de pesquisa relevante para compor o arcabouço da comunidade científica nacional e internacional.

Foram dezenas de trabalhos. Vinte e oito de SAÚDE ANINAL: Reprodução Animal e Biotecnologia Animal; Patologia Veterinária; Clínica Médica e Zootecnia de Ruminantes; Terapêutica e Análises Clínicas Veterinária; Doenças Parasitárias de Animais Domésticos; Doenças Infecciosas de Animais Domésticos.

Siga o canal do youtube do Iguatu.net e assista todas as reportagens, clique aqui !

Vinte e sete da SAÚDE: Administração em saúde; Anatomia e fisiologia humana; Atenção à saúde Biologia molecular; Biossegurança (Saúde); Biotecnologia; Educação em saúde; Educação física: fisiologia do esporte, treinamento e atuação em saúde; Epidemiologia; Farmácia; Fisioterapia; Melhoramento dos recursos genéticos; Microbiologia (Saúde); Saúde da mulher; Saúde do adolescente; Saúde do homem; Saúde do idoso; Saúde do trabalhador; Saúde e meio ambiente; Saúde e segurança alimentar; Saúde mental e psicologia; Saúde pública; Trabalho multiprofissional.

Dois sobre EDUCAÇÃO: Metodologias ativas; Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Educação Inclusiva; Formação de professores; Gestão de sala de aula; Avaliação da aprendizagem; Tecnologias e educação; Alfabetização e letramento; História e formação humana; Legislação da Educação; Educação socioambiental.

Três das CIÊNCIAS JURÍDICAS: Ciências Políticas e Filosofia Jurídica; Direito Constitucional; Direito Ambiental; Direito Processual Civil; Direito Processual Penal; Direito Penal; Direito Civil; Direito Empresarial; Direito Cibernético; Direitos Humanos.

Na programação noturna, de acordo com o coordenador Acadêmico, Prof. Me. Ivo Lavor, os painéis de debates traduziram, fidedignamente, um espaço de fala bem diferente das edições anteriores do congresso. Em concordância à filósofa Hannah Arendt, as proposições fomentaram a atualização das ações humanas. Os congressistas faziam perguntas, interagiam, não se dispersaram, não olharam o celular e permaneceram nos ambientes de debates até depois do encerramento das atividades. 

O painel da Pedagogia debateu - se a Neurociência: impactos e perspectiva na educação, com o palestrante Edgar Nogueira Lima (Psicomotricista Relacional e coordenador do Serviço de Psicologia Escolar na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza – CE).

Na Medicina Veterinária, o enfoque recaiu sobre A importância do serviço inspeção industrial e tecnologia de produtos de origem animal, palestrante: Prof. Ma. Luenny Carla Silva dos Santos Carvalho de Araújo (Medica Veterinária).

O Direito, com a mediação do coordenador do curso, Prof. Dr. Helmo Robério Ferreira de Meneses, focou na Evolução do direito constitucional e suas maiores conquistas, com Profª. Esp. Elania Cavalcante Cunha de Medeiros (Especialista em Direito Constitucional; Assistente Judiciária no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Direito Previdenciário, com Dr. Thiago Albuquerque (Advogado. Pós-graduado em Direito Público com Enfoque em Direito Tributário)

A Educação Física abordou a Dança aeróbica e metodologia da montagem de coreografia, com o Prof. Esp. Paulo Ivany de Souza (Licenciatura Plena em Educação Física -bacharel e licenciatura Especialista em educação inclusiva.

A enfermagem fitou a respeito da Assistência de Enfermagem para Portadores de Hanseníase, com o Prof. Me. John Carlos de Souza Leite (Enfermeiro. Doutorando em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde – UECE. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores no SUS - Sírio-Libanês)

A Fisioterapia firma-se no debate sobre Avaliação pisada – Baropodômetro, com Profª Esp. Karinne Ribeiro (Fisioterapeuta. Especialista em Ospatia clínica. Especialista em palmilhas ortopédicas. Graduanda em geriatria e gerontologia).

Farmácia realizou dois minicursos:  Obtenção de cosméticos com a utilização de extratos vegetais, com a Prof.ª Esp. Maria Leidiana Alves de Lucena (Farmacêutica e Especialista em Cosmetologia e Estética) e Administração de Injetáveis, com José Nairton Coelho da Silva (Enfermeiro. Coordenador dos Agentes Comunitários De Saúde de Iguatu).

 

Nutrição: Emagrecimento: ponto de vista científico e metabólico, o Prof. Esp. Jordan Rodrigues (Nutricionista; Nutrição Clínica e Esportiva) enfatizou a relação: desempenho esportivo e tratamento de doenças associadas à deficiências e/ou excessos nutricionais..

Arquitetura e Urbanismo fizeram dois minicursos, a saber, Avanços tecnológicos no desenvolvimento de Arquitetura e Urbanismo ao longo dos anos – Uma evolução de novas implementações em projetos, com o Prof. Esp. Rodolfo Cavalcanti (Arquiteto e Urbanista - UNISM 2019; Fundador do Escritório Gênesi/PB) e com Prof. Esp. Paulo Gonçalo (Arquiteto e Urbanista; Coordenador de Projetos e Gestor de Comunicação e Marketing).

A UniFIC sempre na vanguarda dos grandes acontecimentos educacionais. Sem dúvida oportunizou a todos socializações dos sabres crítico-reflexivos, numa perspectiva de transformação de cenários, constituindo-se como ativo de transformação da sociedade, contribuindo ainda com as áreas multidisciplinares na construção da história social. Estudos, pesquisas e práticas desenvolvidas e abordadas favoreceram, significativamente, ao momento atual, já que o olhar crítico, justo, igualitário e de oportunidades para todos/as/es foi posto à lume. O V Conejus, por fim, foi o espaço privilegiado de trocas de experiências, interação positiva, articulação de grupos, questionamentos e de novas ideias e reflexões acadêmicas. No mundo do metaverso, os cursos de graduação e pós-graduação podem ser relevantes na formação de pessoas para a vida e o mercado de trabalho e a universidade mais protagonista nesse contexto. Que venha o Congresso Internacional.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria UNIFIC
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !