O motorista Leandro da Silva foi indiciado pela morte de sete membros de time de basquete de Juazeiro do Norte e pelas lesões provocadas em passageiros do ônibus que tombou no Ceará no dia 15 de junho. O indiciamento foi concluído nesta quinta-feira (10) e obtido com exclusividade pela TV Verdes Mares.
O g1 e a TV Verdes Mares tentam contato com a defesa do motorista, mas não obtiveram resposta até a última atualização desta reportagem.
Segundo o indiciamento, a investigação apontou que o motorista, que trabalhava profissionalmente com o transporte de passageiros, não teria adotado os cuidados necessários na condução do veículo. A conclusão foi baseada principalmente nos depoimentos de testemunhas.
O documento afirma que Leandro conduziu o ônibus de maneira anormal, realizando "sucessivos deslocamentos laterais antes de perder o controle da direção". O veículo saiu da pista e tombou, provocando as mortes e deixando dezenas de passageiros feridos.
"O investigado deixou de observar o dever objetivo de cuidado que lhe era exigível, conduzindo o veículo de forma anormal, mediante sucessivos deslocamentos laterais, culminando na perda do controle direcional, saída da pista e posterior tombamento, com graves consequências aos ocupantes do coletivo", diz um trecho do indiciamento.
Com a conclusão da investigação, o motorista foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, pelas sete mortes provocadas no acidente. Ele também foi indiciado pelas lesões corporais culposas causadas aos passageiros feridos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/s/J/DXcUqzQIi7GyYBpVfzKg/acidente-taua.jpg)
De acordo com a investigação, as mortes e os ferimentos teriam sido consequência de uma única conduta na direção do veículo.
O acidente aconteceu na madrugada de 15 de junho, quando o ônibus que transportava o grupo tombou durante o trajeto. Cinco dos jogadores e dois membros da comissão técnica morreram.
As vítimas foram:
- Marcos Miguel da Silva, 22 anos, integrante da equipe técnica (equipe sub-19);
- Henrique Ferreira Bezerra, 17 anos, atleta (equipe sub-19);
- João Paulo Sampaio de Alencar, 18 anos, atleta (equipe sub-19);
- Luiz José de Morais Neto, 18 anos, atleta (equipe sub-19);
- Cauã Rodrigues Fratta, 16 anos, atleta (equipe sub-19);
- Jonatas Samuel do Santos Lopes, 15 anos, atleta (equipe sub-15);
- Matheus Henrique Ferreira Martins, 15 anos, atleta (equipe sub-15).
Acidente deixou 31 feridos
Além das sete mortes, 31 pessoas precisaram de atendimento médico após o acidente e foram encaminhadas para hospitais da região.
Segundo um oficial do Corpo de Bombeiros que participou do resgate, cinco das vítimas saíram pela janela do ônibus após o tombamento e ficaram sob o peso do veículo. Os outros dois mortos foram encontrados e retirados das ferragens no interior do coletivo.
Policiais que atenderam à ocorrência também informaram que os passageiros estavam sem cinto de segurança no momento do acidente.
Comentários: