O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025
UNIFIC
UNIFIC

Notícias Mundo

Papa Francisco está em condição estável e sem febre, diz Vaticano

Segundo o boletim médico, o Papa Francisco está mostrando uma "boa resposta" e apresentando uma melhora gradual em sua condição geral, informou o Vaticano neste sábado (8).

Papa Francisco está em condição estável e sem febre, diz Vaticano
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Papa Francisco segue estável ​​nos últimos dias e demonstra uma "boa resposta ao tratamento", informou o boletim médico divulgado neste sábado (8) pelo Vaticano.

"As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis ​​nos últimos dias e, consequentemente, demonstram uma boa resposta à terapia. Há, portanto, uma melhoria gradual e ligeira", diz trecho do boletim médico.

 

O Papa permaneceu sem febre, e as trocas gasosas melhoraram. Além disso, os testes do pontífice de "hematoquímicos e hemocrocitométricos são confirmados como estáveis".

Publicidade

Leia Também:

De acordo com o boletim, para registar melhorias iniciais nos próximos dias, os médicos mantêm o prognóstico de Francisco em sigilo por segurança.

 

 

"Esta manhã o Santo Padre, depois de receber a Eucaristia, reuniu-se em oração na capela do apartamento privado, enquanto à tarde alternou o descanso com as atividades de trabalho", finalizou o texto.

 

Nesta madrugada, o Vaticano informou que Papa Francisco passou mais uma noite tranquila e estava descansando.

Na sexta-feira (7), a situação clínica do pontífice, de 88 anos, "permanecou estável dentro de um quadro complexo". A

Santa Sé divulgou um comunicado falando sobre o tratamento:

 

"O dia [sexta] transcorreu entre descanso, orações e terapias, incluindo fisioterapia respiratória. (...) Conforme programado, durante o dia, o papa utiliza cânulas nasais para oxigenação de alto fluxo, enquanto à noite há ventilação mecânica não invasiva".

 

O Vaticano também revelou que Francisco deixou o quarto por pouco tempo para orar e trabalhou um pouco.

 

"O papa esteve esta manhã por 20 minutos na capela próxima ao seu quarto e realizou algumas atividades de trabalho", descreveu o Vaticano.
Na quinta-feira (6), o papa agradeceu aos fiéis pelas orações por sua saúde em uma mensagem de voz divulgada pelo Vaticano. Com a voz frágil e ofegante, ele se dirigiu aos que se reúnem diariamente na Praça São Pedro, em Roma.
 

Esta foi a primeira vez que o Vaticano divulgou um áudio do pontífice desde a internação, em 14 de fevereiro, para tratar uma pneumonia nos dois pulmões.

 

"Agradeço do fundo do coração as orações que vocês fazem pela minha saúde na Praça. Eu as acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem cuide de vocês. Obrigado."

 

 

Papa internado desde 14 de fevereiro

 

Uma estátua do falecido Papa João Paulo 2º fica do lado de fora do Hospital Gemelli, onde o Papa Francisco está recebendo tratamento médico — Foto: Reuters

Uma estátua do falecido Papa João Paulo 2º fica do lado de fora do Hospital Gemelli, onde o Papa Francisco está recebendo tratamento médico — Foto: Reuters

Papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, depois que um surto de bronquite piorou e se transformou em pneumonia em ambos os pulmões.

Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano não disseram quanto tempo pode durar seu tratamento.

Francisco está realizando fisioterapia respiratória e recebe oxigênio de alto fluxo no hospital Gemelli. Em alguns dias, após crises agudas, ele também respirou com o auxílio de uma máscara, de forma não invasiva, segundo os boletins médicos divulgados pela Santa Sé.

Em um comunicado na quinta (8), o Vaticano afirma que Francisco segue estável, sem febre e sem novas crises respiratórias.

 

"As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis em relação aos dias anteriores. Também hoje, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória. O Santo Padre continuou, com benefício, a fisioterapia respiratória e motora", diz trecho do boletim médico.

 

A saúde do pontífice havia voltado a se agravar na segunda-feira (3), quando ele sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda e broncoespasmos.

Desde então, porém, os boletins do Vaticano afirmam que ele não teve mais intercorrências médicas.

FONTE/CRÉDITOS: g1
Comentários:
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
ATACREJO
ATACREJO

Veja também

tec
tec

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !