Aguarde, carregando...

Sábado, 03 de Outubro 2026

TV Centro Sul Ao vivo

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
UNIFIC
UNIFIC
Notícias Ceará

Tribunal Eclesiástico do Ceará tem primeira mulher leiga a ser nomeada como juíza

Jéssica Mara Nogueira fez o juramento de fidelidade no dia 15 deste mês, sob a presença do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido

Tribunal Eclesiástico do Ceará tem primeira mulher leiga a ser nomeada como juíza
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O Tribunal Eclesiástico do Ceará tem a primeira mulher leiga a ser nomeada para o cargo de juíza eclesiástica. A advogada Jéssica Mara Nogueira fez o juramento de fidelidade no dia 15 deste mês, sob a presença do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido, responsável pela nomeação.

Jéssica entrou no tribunal em 2018 como auditora e desde então passou por processos de capacitação, chegando a se especializar em Direito Canônico. Sua nomeação ao cargo de juíza foi autorizada no ano passado pelo Supremo Tribunal da Rota Romana, órgão superior de apelação (recurso) da Santa Sé.

"Para julgar os processos de nulidade matrimonial é formado um Tribunal Colegial composto por três juízes, onde cada um, após análise dos autos, declara seu voto: se é a favor da nulidade ou contra. Então, como juíza eclesiástica, vou atuar nas sessões de julgamento emitindo meu voto sobre os processos", diz a advogada, explicando o cargo que passou a ocupar.

Leia Também:

Formada em Direito há sete anos, Mara afirma que ser juíza eclesiástica "não era algo que buscava", pois o Direito Canônico não é estudado no curso. Foi quando começou a atuar no Tribunal Eclesiástico que passou a se interessar por esse ramo e a cogitar a possibilidade de chegar a atuar nele um dia. 

"Após esses quatro anos de dedicação ao Tribunal Eclesiástico, e com o conhecimento prático e teórico, obtive essa honraria de ser nomeada juíza", conta Jéssica. Quanto ao fato de ser a primeira mulher leiga a assumir a função, a advogada mostra que sabe da importância disso.

"Para mim é uma imensa honra ser a primeira mulher leiga nomeada Juíza Eclesiástica na história do Tribunal Eclesiástico do Ceará. Isso traz à tona a importância da presença feminina no âmbito eclesial, reconhecendo a mulher como coparticipante na construção de uma Igreja cada vez mais justa. E reitero meu compromisso em dedicar-me a serviço da Igreja de Cristo, de modo a cumprir uma das finalidades do Direito Canônico, que é a salvação das almas", dispara.                     

FONTE/CRÉDITOS: O Povo
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Iguatu.net no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Loading...
tec
tec

Veja também

ATACREJO
ATACREJO

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Iguatu.net
Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR