O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Notícias Iguatu

Águas do Açude Trussu serão liberadas até o dia 31 de dezembro para a perenização de riacho em Iguatu

Comissão Gestora do Açude Trussu realizou reunião de acompanhamento da operação 2022 do reservatório

Águas do Açude Trussu serão liberadas até o dia 31 de dezembro para a perenização de riacho em Iguatu
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Comissão Gestora do Açude Trussu realizou nesta sexta-feira (4) a Reunião de Acompanhamento da Operação 2022 do reservatório, na Câmara Municipal de Iguatu.

O Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Iguatu, Cássio Sales, apresentou a ficha técnica do açude, que se encontra com 103 milhões de m³ (38,3% da capacidade máxima). Também mostrou vídeos que retratam os trechos onde a água percorre desde a válvula até o encontro com o Rio Jaguaribe e o histórico de armazenamento desde o ano de 2004.

Cássio lembrou o cenário aprovado pelo Comitê na Reunião de Alocação, em junho, e mostrou o trecho de 22 km, no qual já foi atendido mais de 11 km. Lembrou também que a vazão inicial foi de 192 l/s e hoje encontra-se com 245 l/s, faltando apenas 45 dias para o encerramento da operação.

Por fim, ficou encaminhado que a vazão será reduzida para não prejudicar o tráfego de moradores da comunidade da passagem molhada do Sítio Volta. Consequentemente, os dias de liberação serão estendidos até 31 de dezembro e, assim, atenderá às necessidades de irrigação de Usuários da Varzinha, comunidade que fica no trecho perenizado.

O evento contou com a presença de 10 participantes no geral e dois membros da Comissão Gestora. Pela gerência regional da Cogerh de Iguatu, participaram o gerente regional, Isaac Dias; a coordenadora de gestão, Hewelanya Uchôa; o coordenador de operação, Cássio Sales; as assistentes administrativas, Núbia Vitor e a estagiária Ana Paula Gomes.

FONTE/CRÉDITOS: Cogerh
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !