O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
UNIFIC
UNIFIC

Notícias Ceará

Humorista Augusto Bonequeiro morre em Fortaleza aos 74 anos

Artista era considerado Mestre do Teatro de Bonecos, com mais de 40 anos de profissão e personagens de sucesso.

Humorista Augusto Bonequeiro morre em Fortaleza aos 74 anos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Morreu em Fortaleza, aos 74 anos, o humorista Augusto Bonequeiro, nesta terça-feira (4). A informação foi confirmada em nota de pesar divulgada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O velório do humorista está previsto para esta quarta-feira (5).

O artista morreu por volta das 8h da manhã, em um hospital particular de Fortaleza. O enterro está previsto para a próxima quinta-feira (6). Ele deixa dois filhos.


Conforme amigos próximos, Augusto Bonequeiro estava vivendo em uma casa de repouso e sofria da Doença de Parkinson, condição degenerativa, crônica e progressiva que afeta principalmente o sistema nervoso central.

Publicidade

Leia Também:

Vida e trajetória

 

Natural do município de Escada, em Pernambuco, Augusto é considerado um pernambucano que se tornou cearense, morando em Fortaleza a partir da década de 1980.

Augusto Bonequeiro era mestre do teatro de bonecos, com mais de 40 anos de profissão. A trajetória do artista foi iniciada em 1973 com a participação no Teatro de Amadores de Pernambuco, onde o artista nasceu.

Ele foi um dos fundadores do Teatro Espontâneo do Recife, em 1975. A dedicação ao teatro de bonecos foi aprofundada com a montagem de espetáculos e participação em cursos e oficinas na década de 1980.

Em Fortaleza, a trajetória de Augusto Bonequeiro se consolidou com a criação do Grupo Folguedo de Teatro de Bonecos. Também no Ceará, o humorista fundou a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - Núcleo Ceará, em 1987.

Augusto Bonequeiro também foi diretor administrativo do Grupo Bonecos e Mamulengos.

Com participação em festivais por todo o Brasil, o artista também esteve presente em eventos e festivais em outros países, como Argentina, Itália, Espanha, Portugal e Suíça.

Durante 20 anos, apresentou seus personagens na televisão cearense, com o programa “Bodega do Encrenca”, com os personagens Seu Encrenca e Dona Cremilda. Também esteve no ar por mais de 15 anos em um programa de TV da Paraíba.

Em nota, a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos também lamentou o falecimento do humorista.

 

“Sua trajetória inspira gerações de brincantes, artistas e educadores, pela paixão, sabedoria e compromisso com a cultura popular. Tivemos a honra de conhecê-lo e de aprender com ele — momentos de aprendizado e afeto que ficarão eternizados na memória e no coração de todos que partilharam de sua caminhada”, diz a nota.

 

 

Legado do artista

 

O humorista Jáder Soares, diretor do Teatro Chico Anysio e do Museu do Humor Cearense, trabalhou ao lado de Augusto Bonequeiro por cinco anos no programa “Botando Boneco”. Ele lamentou a morte do amigo e comentou o legado do artista para o humor do estado.

FONTE/CRÉDITOS:  g1.
Comentários:
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
ATACREJO
ATACREJO

Veja também

tec
tec

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !