O menino Theo Teixeira Sampaio, que foi levado de Monte Mor (SP) a Sobral (CE) pelo pai sem autorização, se reencontrou com a sua mãe, Millena Sampaio, na tarde desta segunda-feira (14), no bairro Mondubim, em Fortaleza.
"Só de saber que ele está bem, está bem cuidado, sentir o cheirinho dele, saber que ele está bem, é a melhor coisa. Coração está a mil, mas é de felicidade", disse Milena, emocionada, à equipe do Sistema Verdes Mares.
A criança de 4 anos estava desde o dia 11 de agosto em um abrigo, sob cuidados do Conselho Tutelar de Sobral, à espera da mãe. Para chegar até o Ceará, Millena fez uma vaquinha nas redes sociais e arrecadou o dinheiro das passagens.
A viagem até aqui foi feita de ônibus e durou dois dias e meio. Millena saiu da cidade de Campinas, em São Paulo, até a cidade de Mombaça, no interior cearense, onde conhecidos da mulher ofereceram hospedagem.
De Mombaça a Fortaleza, são mais de 290 quilômetros, distância que Millena percorreu em um veículo do Conselho Tutelar da cidade. Ela chegou na manhã desta segunda-feira na capital cearense, e estava em um abrigo no bairro Mondubim aguardando a chegada do filho de Sobral, a 245 quilômetros de Fortaleza.
Agora, com o reencontro, Millena e o filho vão ficar hospedados na casa de apoio, enquanto procuram passagens de avião para voltar à Monte Mor, onde vive com o filho. Enquanto não chegam em casa, mãe e filho estão aproveitando a reunião.
"Meu coração está apertado, mas de alegria, de poder olhar ele, de abraçar ele, falar eu te amo", disse Milena.
🚨 O caso
Millena e o ex-marido, Rubens Teixeira Rodrigues, estão separados há pelo menos um ano. A mãe tem a guarda de Theo, mas o pai tinha o direito de ficar com a criança nos três primeiros finais de semana do mês.
A criança foi entregue ao pai na sexta-feira (4). Ela deveria ter sido entregue à creche que frequenta, na cidade de Monte Mor, na manhã da segunda-feira (7), segundo Milla, porque ela tem uma medida protetiva que impede aproximação do ex-companheiro.
No entanto, no dia combinado, a criança não voltou. A partir daí, começou a campanha de Millena para encontrar o filho levado por Rubens.
A criança foi encontrada pela Polícia Civil sexta-feira (11), quando estava no veículo com o pai no bairro Terrenos Novos, em Sobral , a 245 km de Fortaleza e houve abordagem.
No veículo estavam ainda uma mulher não identificada. O homem foi levado para a delegacia, onde prestou depoimento.
Polícia investiga
Inicialmente, a Polícia Civil registrou o caso como desobediência de medida judicial. Contudo, após as primeiras apurações, o delegado responsável pelo caso, Fernando Bueno de Castro, alterou a tipificação para subtração de incapaz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/e/P/ATacJjTAC9ZyMQklM0LQ/monte-mor.jpg)
Polícia de Monte Mor procura por Theo Teixeira Sampaio — Foto: Reprodução/EPTV
Esse crime descreve a situação em que alguém tenta retirar a criança da mãe ou pai que é considerado responsável pela guarda definida pela Justiça.
"A partir de agora que temos elementos de que ele fugiu com a criança, já caracteriza a subtração de incapaz [...] Existem punições, vai responder por desobediência, subtração de incapaz e isso vai ter reflexos na questão da guarda que com certeza ficará suspensa", explicou o delegado do caso.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Rubens Teixeira até esta publicação.
Comentários: