Iguatu.net - Portal de Notícias oficial de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Notícias Iguatu

Primeira cirurgia cardíaca é realizada em Iguatu

O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital São Vicente

Primeira cirurgia cardíaca é realizada em Iguatu
Imagem da equipe que participou deste momento histórico para a medicina, em Iguatu
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Médicos do Hospital São Vicente realizaram a primeira cirurgia cardíaca em Iguatu e região Centro Sul . O procedimento foi a colocação de um marca-passo, realizado em uma mulher de 72 anos, que reside em Quixelô. E durou 1h e 30m. A ação foi um marco histórico na medicina do município.

A paciente está com uma rápida recuperação e passa bem. "O quadro de saúde é tranquilo e em poucos dias estará ao lado dos seus familiares,” afirmam os profissionais que atuaram nesta cirurgia.

Dr. Marcelo Sobreira - cardiologista, especialista em arritmia e marcapasso; Dr. Helbert Tomé - cardiologista e eletrofisiologista 
Dra. Zelia Coutinho- anestesista; Dra. Samara - enfermeira, especialista em Cardiologia e Hemodinamica e Nilce Vasconcelos - especialista técnico em estimulação cardíaca / Boston Scientific

Os profissionais informaram que há pelo menos dois anos o corpo clínico do Hospital São Vicente vem se preparando para a realização de cirurgias de alta complexidade.
O médico Marcelo Sobreira, falou sobre a importância deste momento, “a primeira cirurgia cardíaca realizada em Iguatu e com sucesso é um verdadeiro divisor de águas que consolida o Hospital São Vicente em um seleto grupo de instituições de saúde do estado a lidar com cirurgias deste porte. Algo que foi preparado por aproximadamente dois anos e que dá a oportunidade para que nossa população tenha a possibilidade de fazer estes procedimentos cirúrgicos em nosso município. Antes, esta necessidade só poderia ser atendida em Fortaleza ou no Cariri, agora o Centro Sul também oferece, cirurgias no coração.”, destacou o cardiologista.

Neste procedimento cirúrgico inédito, foi utilizado o serviço de hemodinâmica, “ este é um aparelho que permite a realização de exames e intervenções minimamente invasivas com baixa radiação e contraste, como neurocirurgias, cirurgias vasculares e cardiologia intervencionista, como cateterismos cardíacos e angioplastias. Neste caso foi utilizado na colocação deste marca-passo, é o início de uma revolução em procedimentos cirúrgicos, aqui em Iguatu e no Centro Sul e parabenizamos a todos do Hospital São Vicente, por isto”, afirmou o médico Dr. Helbert Tomé.

E representando o Hospital São Vicente, a diretora Amanda Rodrigues falou sobre a expectativa de novos procedimentos cirúrgicos, a partir de agora, “ Estamos muito felizes com o sucesso e posso afirmar que enquanto diretoria, não iremos medir esforços para ampliar o nosso centro cirúrgico, oferecendo esperança de vida e cuidados de saúde para pacientes de Iguatu e região. Parabenizamos a toda equipe envolvida neste projeto, um dia histórico, um passo importante para salvar vidas”, finalizou.  

Assista a reportagem da TV Centro Sul :

 

FONTE/CRÉDITOS: Iguatu.net
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !