O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Loading...

TV Centro Sul Ao vivo

Notícias Ceará

Quem é dom Antônio Lustosa, o arcebispo de Fortaleza que pode virar santo

Se tiver a beatificação confirmada, este sacerdote mineiro será o segundo beato surgido de um processo iniciado no Ceará.

Quem é dom Antônio Lustosa, o arcebispo de Fortaleza que pode virar santo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após a beatificação da Menina Benigna e a abertura do processo de beatificação do padre Cícero, o Ceará pode ter um novo beato que, embora não seja nascido no estado, teve sua fama de santidade consolidada na terra da luz: o arcebispo dom Antônio de Almeida Lustosa.

No último dia 22 de junho, o mineiro natural de São João del Rei recebeu do Vaticano, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, o título de “venerável”, o que significa o reconhecimento de que o sacerdote viveu uma vida de virtudes heroicas seguindo o Evangelho. Esta é mais uma etapa para que dom Lustosa possa passar pela beatificação e, em seguida, pela canonização, quando poderá ser declarado santo pela Igreja Católica.

Ao longo de sua atividade pastoral, dom Lustosa passou por estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, foi bispo no Mato Grosso e no Pará e o segundo arcebispo da história de Fortaleza.

Apesar de nascido em Minas Gerais, a maior parte da vida eclesiástica de dom Antônio Lustosa foi fora do seu estado natal. O período mais longo de sua atuação pastoral foi em Fortaleza, onde esteve por mais de 20 anos. Após sua morte, em 1974, foi enterrado na Capital cearense.

“Em todas as dioceses que ele passou e mesmo no seu serviço de padre, ele já se destacava pela espiritualidade, pela caridade e pela sabedoria. Um homem muito inteligente, membro da Academia de Letras em Fortaleza [...]. E de grande devoção no trato com as famílias, com a igreja”, conta o padre Abimael Nascimento, membro da Comissão Arquidiocesana de apoio à canonização de dom Antônio de Almeida Lustosa.

Nascido em Minas Gerais, Dom Antônio Lustosa viveu a maior parte da vida em outros estados — Foto: Arquidiciose de Fortaleza

Nascido em Minas Gerais, Dom Antônio Lustosa viveu a maior parte da vida em outros estados — Foto: Arquidiciose de Fortaleza

FONTE/CRÉDITOS: g1
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !