Dom Gregório Ben Lâmed Paixão tomou posse, nesta sexta-feira (15), como arcebispo de Fortaleza. A cerimônia aconteceu na Catedral Metropolitana da capital, no Centro. Dom Gregório Paixão foi escolhido para a função pelo Papa Francisco em outubro de 2023. Anteriormente, ele foi bispo de Petrópolis (RJ).
Dom Gregório assumiu no lugar de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, que renunciou após completar 75 anos. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e saudação a dom Gregório Paixão pela nova missão.
Posse do novo arcebispo de Fortaleza aconteceu na Catedral Municipal. — Foto: Isaac Macedo/TVM
Dom Gregório nasceu em Aracaju (SE), em 03 de novembro de 1964. Ele estudou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil entre os anos de 1987 e 1992.
Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993 na cidade de Salvador (BA); treze anos mais tarde, foi nomeado bispo auxiliar daquela arquidiocese pelo Papa Bento XVI. A ordenação episcopal aconteceu em 29 de julho de 2006 e desde o dia 10 de outubro de 2012 é o bispo da diocese de Petrópolis (RJ).
Antes do episcopado, Dom Gregório lecionou diversas disciplinas na faculdade São Bento na Bahia e ministrou cursos ligados à área de Antropologia, Sociologia e Teologia em diversas universidades brasileiras.
No Mosteiro de São Bento da Bahia, exerceu quase todos os ofícios monásticos. Foi diretor do Colégio São Bento (2000-2005) e da Faculdade São Bento da Bahia (2005-2006). Também dirigiu a Revista Análise e Síntese (2002-2006). É doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã, nos Países Baixos.
Comentários: