O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Sabado, 15 de Novembro de 2025
ATACREJO
ATACREJO

Notícias Polícia

Golpe da ligação muda: criminosos podem estar copiando sua voz para enganar outros

Criminosos ficam em silêncio ao telefone para capturar amostras da voz da vítima. Especialista explica a armadilha e dá dicas cruciais de prevenção.

Golpe da ligação muda: criminosos podem estar copiando sua voz para enganar outros
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um novo golpe tem tirado o sossego de brasileiros. Conhecido como "golpe da ligação muda" ou "roubo da voz", a fraude se inicia com uma ligação telefônica aparentemente inofensiva: ao atender, a pessoa do outro lado da linha não fala nada. O objetivo é capturar a voz de quem atende para, usando inteligência artificial, cloná-la e enganar parentes e amigos da vítima.

A tática foi detalhada pelo especialista em cibersegurança Ismael Júnior. De acordo com ele, os criminosos agem principalmente por dois métodos: se passando por agentes de segurança pública ou por operadores de call centers.

"Eles ligam de números que parecem ser de bancos ou de instituições do governo. E também acabam ligando de linhas falsas. A partir dali, eles começam todo um diálogo com a pessoa. Porque ele já sabe muita coisa sobre você. E, a partir dali, ele vai capturando informação pra sua voz, na verdade", explicou Ismael Júnior.

 

Publicidade

Leia Também:

 

Como o golpe funciona na prática

 

O golpe se divide em duas fases principais:

 

  • Captura: a vítima recebe uma ligação de um número desconhecido. Ao atender, o criminoso pode permanecer em silêncio, esperando que a pessoa diga "Alô?" ou tente puxar conversa. Em outros casos, o golpista inicia um falso atendimento, fazendo várias perguntas para obter uma amostra mais longa e variada da voz do indivíduo.
  • Ataque: com a amostra de voz em mãos, os criminosos utilizam ferramentas de inteligência artificial para modular e criar um padrão da voz roubada. "Ele consegue simular você falando. Então, a partir daí, ele entra em contato com parentes, amigos pra aplicar golpe", alertou o especialista. O criminoso, então, usa a voz clonada em uma nova ligação para pedir dinheiro urgentemente, se passando pela vítima em uma situação de emergência.

 

 

'Dê um alô e fique calado', recomenda especialista

A principal recomendação para se proteger é desconfiar de ligações de números não identificados. Ismael Júnior orienta uma postura cautelosa:

 

"Quando receber uma ligação de um número desconhecido, que você não tem informação nenhuma sobre ele, dê um alô, segura, fica calado e espere realmente alguém se manifestar e dizer o porquê estar falando com você."

 

Se a ligação for muda após o "alô", a melhor atitude é desligar. Se a pessoa do outro lado iniciar uma conversa, mas as perguntas parecerem suspeitas ou o contexto não fizer sentido, também é importante interromper o contato.

"Desliga, pra que você não corra o risco dele ter capturado a informação suficiente sobre a sua voz", reforçou o especialista. Em caso de dúvida sobre a legitimidade de uma ligação, principalmente de bancos ou órgãos públicos, a orientação é desligar e ligar de volta para um número oficial da instituição, obtido pelo site ou em documentos oficiais.

 

FONTE/CRÉDITOS: g1
Comentários:
Iguatu.net

Publicado por:

Iguatu.net

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
tec
tec

Veja também

UNIFIC
UNIFIC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !