O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de ventos e de chuvas intensas para 108 municípios do Ceará neste fim de semana. São dois avisos de "risco alto" (cor laranja) e dois de "risco moderado" (cor amarela), válidos até a manhã de domingo (6).
Com grau de severidade moderado (cor amarela). Já o alerta de chuvas moderadas é para 90 municípios. Neste período, pode chover de 20 mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
O aviso de risco alto (cor laranja) é de chuvas intensas em 18 municípios. Previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
VEJA LISTA DE CIDADES COM ALERTA DE CHUVAS INTENSAS
- Abaiara
- Aiuaba
- Araripe
- Assaré
- Barbalha
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Crato
- Jardim
- Jati
- Mauriti
- Missão Velha
- Nova Olinda
- Penaforte
- Porteiras
- Potengi
- Salitre
- Santana do Cariri
O que diz a FUNCEME
O primeiro fim de semana do mês de novembro deverá apresentar condições para chuvas mais concentradas no Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba, principalmente entre noite e madrugada.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a porção sul e oeste do estado, além de ter maiores chances de precipitações, poderá ainda registrar acumulados mais expressivos. Nas demais regiões, as chances são remotas.
As chuvas no interior do Estado estão associadas à aproximação de um sistema frontal, que está na altura do litoral da Bahia e que favorece a formação de áreas de instabilidades sobre o Nordeste. Além disso, efeitos locais, tais como, relevo, temperatura e umidade deverão contribuir também para precipitação.
Conforme os dados da Funceme, baseados nos postos de observação disponíveis, cidades da Região do Cariri, da Ibiapaba, do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e do Litoral de Fortaleza tiveram chuvas.
Já os municípios do Litoral de Pecém, do Litoral Norte e do Maciço de Baturité não tiveram precipitações.
MAIORES PRECIPITAÇÕES REGISTRADAS
- Aurora: 127 mm
- Ipueiras: 92 mm
- Piquet Carneiro: 80 mm
- Itatira: 73 mm
- Ararendá: 68 mm
Comentários: