O site oficial de notícias de Iguatu e Centro Sul do Ceará

Loading...

TV Centro Sul Ao vivo

Notícias Ceará

Sertão Central e Inhamuns está com volume de chuvas abaixo do esperado

A média para o mês de março fica entre 140,3 e 206,1 mm. Mas em 21 dias, foram observados 95,4 mm de chuva

Sertão Central e Inhamuns está com volume de chuvas abaixo do esperado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O segundo mês da quadra chuvosa chega aos seus 21 dias e a região do Sertão Central e Inhamuns está com o volume de chuvas abaixo do esperado para o mês. Até o momento, choveu na região 95,4 mm, índice abaixo dos limites para a região que, em março, fica entre 140,3 e 206,1 mm.

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Lucas Fumagalli, as águas de março têm influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favoreceu maiores volumes na faixa litorânea.

“Além disso, as áreas de instabilidades formadas pelo sistema de brisa chegam à macrorregião com menor frequência e intensidade, especialmente, na metade sul e oeste do Sertão Central e Inhamuns”, explica Fumagalli.

“A ZCIT tem atuado mais próximo da faixa litorânea do que no sul e sudoeste do Estado, o que tem contribuído para os maiores acumulados de chuva nessa região do que no Sertão Central e Inhamuns. Vale ressaltar que a macrorregião do Sertão Central e Inhamuns é a maior macrorregião em área, e, como já comentado, pode haver diferenças espaciais mais significativas, principalmente, entre as porções mais ao norte e ao sul”, complementa.

O meteorologista explica ainda que a precipitação acumulada na região do Sertão Central e Inhamuns normalmente representa 10% do acumulado para o Estado e que as macrorregiões que têm maior contribuição nestes acumulados são o Litoral Norte e o Litoral de Fortaleza, com aproximadamente 15% cada.

“Desse modo nota-se que todas as macrorregiões contribuem de forma semelhante para os acumulados de chuva no Ceará, portanto, os desvios negativos observados na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns também contribuem para o observado ainda abaixo da média no Estado. Até o dia 21 de março o acumulado médio de chuva no Ceará está em 140,1 mm, enquanto o limite da categoria normal no estado fica entre 172,3 e 240,7 mm”, pontuou.

Para a segunda metade da quadra chuvosa, a tendência é que os acumulados de chuva fiquem dentro do normal, onde entre os meses de abril e maio, a soma dos acumulados é de 230,5 mm, sendo o menor valor entre as demais regiões.

 

FONTE/CRÉDITOS: O Povo
Comentários:

Veja também

Colabore com informações: fotos, vídeos, áudios !