O Ceará poderá receber precipitações de até 100 milímetros nos próximos dias, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o instituto, as chuvas devem atingir toda a Região Nordeste até sexta-feira (26) e amenizar a temperatura no estado.
O Inmet afirmou que os volumes de chuva podem ter acumulados até superiores a 100 milímetros no período.
A previsão indica ainda que, a partir de segunda-feira (22), essa chuva mais expressiva deve atingir, principalmente, o Ceará, Bahia e Piauí.
Canal de umidade
O órgão explica que essas precipitações ocorrem devido a alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão.
Apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido. Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.
Mapa mostra o acumulado de chuvas previsto para o Nordeste até sexta-feira (26). — Foto: INMET
Temperaturas mais amenas
Além das chuvas que devem atingir boa parte do Brasil, a frente fria deve amenizar as temperaturas ao longo desta semana.
No Sudeste, por exemplo, onde a maioria das capitais registrou máximas próximas aos 35 °C na semana anterior, a temperatura não deve passar dos 30 °C.
O mesmo deve acontecer nas capitais do Centro-Oeste e do Nordeste. As máximas que superaram os 36 °C devem ficar mais próximas dos 30 °C.
Confira a previsão do tempo em Fortaleza
Segunda-feira (22):
- Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.
Terça-feira (23):
- Nublado com pancadas de chuva isolada.
Quarta-feira (24):
- Muitas nuvens com chuva.
Quinta-feira (25):
- Nublado com pancadas de chuva.
Sexta-feira (26):
- Nublado com pancadas de chuva.
Comentários: